O encontro de Agosto



No dia 12 de agosto fizemos o último encontro no Tio Gu Café. Foi excelente, um ambiente fantástico, que durante quase dois anos nos acolheu. Restarão saudades, mas o evento partirá para novos locais, novas oportunidades e novos projetos.


O grande sortudo da noite, que levou a caneca ilustrada pelo André Zottich, foi o DINIZ, figurinha carimbada nos encontros que sempre nos brinda com muita experiência e lindas ilustrações. Também foram sorteados sketchbooks e lápis especiais para ilustração.


Fiquem agora com algumas fotos do evento.














Sorteio de Agosto



Os participantes do Rabiscão de agosto, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 12, irão concorrer à uma caneca criada pelo André Zottich. A caneca será entregue pessoalmente por ele.

Vale lembrar que só participarão do sorteio àqueles que consumirem produtos do Tio Gu Café.

Bastidores do encontro



Ano novo. Tudo novo. Geralmente essa frase é repetida milhões de vezes na passagem do dia 31 de dezembro à 1º de janeiro, todos os anos. Mas, para nós do Rabiscão, esse ritual acontece de julho para agosto.

Completamos dois anos e parece que foi ontem a nossa primeira festa de aniversário. Com o passar dos encontros, algumas pessoas deixaram de frequentar, outras apareceram, mas objetivo maior do Rabiscão foi sendo perdido. Por isso, resolvemos reformular a dinâmica de funcionamento, o blog e tudo o que envolve o maior encontro de ilustradores em Brasília.

O Rabiscão surgiu em 2009 com o objetivo de reunir profissionais da ilustração, residentes em Brasília, em um formato parecido ao praticado pelo Bistecão ( encontro de ilustradores de São Paulo ), para discutir sobre mercado, técnicas, portfolio e tudo o que envolve a profissão, além, é claro, de muito desenho.

Inicialmente o encontro era organizado pelo Carlos Araújo e pelo Werley Krohling, depois de 5 encontros eu, André Zottich, passei a integrar a equipe que funciona, muitas vezes, como o cérebro do evento. Custeamos brindes, materiais e outras coisas relacionadas ao encontro, tudo feito com o maior amor do mundo e sem esperar nenhum tipo de recompensa. Porém, o evento está crescendo e não temos mais condições de arcar com os custos sozinhos.

Baseado em alguns acontecimentos, resolvemos nos reunir e reformular totalmente o encontro. Mudança que acontecerá de forma gradativa e, a partir de setembro, já estará completamente implementada. Com a possibilidade, inclusive, de uma mudança de local.

Então vamos ao que interessa:

Percebemos que já não existe a mesma interação entre todos os participantes. Sabemos que é inevitável a formação dos "grupinhos" até por uma questão de afinidade. Mas não podemos esquecer que o encontro, é justamente, para conhecer novos profissionais, fazer novos contatos e trocar experiências. Todos ganham com a participação. Vamos participar mais pessoal, mostrar os moleskines, questionar e fomentar discussões saudáveis. Vocês são o coração do Rabiscão, lembrem-se: o evento é para todos e de todos.

A dinâmica de sorteios também vai mudar e, nesse caso, já a partir do encontro de agosto. Só participarão aqueles que consumirem no local onde o evento é realizado. Antigamente, todos recebiam um número independente do consumo. Porém, devido há acontecimentos recentes, fomos obrigados a mudar as regras do jogo. É preciso entender que, apesar de ceder o espaço para que o evento aconteça, o restaurante tem, como contra-partida, o direito de exigir que só se consumam produtos vendidos no estabelecimento. Portanto, aqueles que comprarem salgadinhos, chocolates ou qualquer outro item alimentício fora estarão, automaticamente, fora dos sorteios. Nem o Rabiscão, nem o restaurante, exige um tícket de consumo mínimo, isso vai da vontade e da disponibilidade financeira do frequentador, por isso, vamos ter bom senso. É constrangedor para nós, organizadores, termos que pedir desculpas ou dar explicações por pessoas comendo produtos de outros locais ao gerente do restaurante.  

A partir do encontro de setembro, será instaurada uma Caixinha de Participação no valor de R$ 5,00. Essa arrecadação será utilizada para a compra de materiais ( folhas, canetas e demais acessórios que são cedidos, gentilmente do material pessoal de trabalho dos organizadores ), além de ajudar no financiamento dos brindes e outros projetos que acontecerão juntamente com Rabiscão.

Devemos ter a consciência de que todos nós participamos e fazemos o Rabiscão acontecer. Infelizmente, alguns frequentadores não tem a mesma filosofia e coube a nós, organizadores, ficarmos com o papel mais difícil de criar regras para que tudo volte a funcionar da melhor maneira possível.

Para que vocês ajudem a fazer o evento melhor para todos, criamos um canal direto de comunicação. Dúvidas, críticas e sugestões devem ser encaminhadas para o nosso e-mail: rabiscao@gmail.com

Contamos com a compreensão e a participação de todos vocês. As nossas intenções são as melhores e temos planejamento para fazer o Rabiscão crescer e conquistar de vez o espaço que merece aqui em Brasília.